A VERDADE DOS FATOS

“O BRASIL NÃO PRODUZ TRIGO QUE ATENDA A DEMANDA”

O pré-candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, comentou dados sobre economia nacional e internacional. Segundo O Globo, um deles foi dizer que “o Brasil não produz trigo que atenda a demanda e por isso importa pagando em dólar”.

TAG_Verdadeiro_3

Relatórios da Companhia Nacional do Abastecimento, subordinada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, demonstram que o Brasil precisa importar trigo para conseguir atender à demanda nacional de consumo. Em 2017, por exemplo, foram importadas 7 milhões de toneladas de trigo para suprir o consumo, que foi de 11.287,6 milhões de toneladas. Processo semelhante aconteceu nas seis safras anteriores, segundo relatório da Conab divulgado em setembro do ano passado. O trigo vem de países como a Argentina, os Estados Unidos e o Paraguai, tendo a Rússia passado também a fornecer para o Brasil no fim do ano passado. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria, o pão francês é o alimento que mais demanda da produção de trigo brasileira, representando 50% do consumo do grão produzido e importado pelo país.

Como disse acertadamente Ciro Gomes, “o Brasil não produz trigo com suficiência, então tem que comprar trigo de fora pagando com dólar.”

Anúncios

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s