OPINIÃO

LULA SERÁ SALVO PELO STF

Silvan Magalhães

A salvação de Lula no STF parece não ser mais algo tão distante, como antes já se pensou.

Com a contratação do ex-ministro Sepúlveda Pertence, agora advogado do líder petista, a presidente do STF, Cármem Lúcia, muito provavelmente se dará por impedida em julgar a causa, como já fez outras vezes nessa mesma situação, alegando razões de amizade íntima.

Com isso, aquela corte passará a contar com apenas dez ministros, para que se decida o destino do Habeas Corpus preventivo impetrado por Lula.

Como bem sabemos, o resultado desse assunto em sua última análise terminou com o placar de 6 X 5, a favor da prisão após condenação em segunda instância, justamente por contar com o voto de Cármem Lúcia.

Levando-se em conta que de lá para cá, o entendimento de alguns ministros mudou com referência ao mesmo tema, não será de todo difícil, que Lula obtenha para si um resultado positivo de seu Habeas Corpus.

Vale salientar ainda, que mesmo em caso de um empate em 5 X 5, a corte deverá aplicar o “in dubio” pró paciente, sendo Lula, o ‘paciente’ do caso.

Portanto, a ordem de prisão que se mostra iminente do TRF-4, ratificando a sentença aplicada pelo juiz Sérgio Moro em primeiro grau, que diz respeito ao tríplex do Guarujá, pode simplesmente ser suspensa pelo salvo conduto do STF, deixando Lula em liberdade por longos e bem vividos anos, enquanto seu processo ‘dormir em berço esplêndido’, numa das gavetas da nossa Suprema Corte.

* Administrador de Empresas e Pós-Graduado em Perícia e Auditoria Ambiental

 

Anúncios

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s