MUNDO

QUAL O INTERESSE DE MADURO EM INVADIR A GUIANA?

Por que conviria ao ditador Nicolás Maduro atacar a Guiana, a fim de anexar a região do Essequibo?

Obviamente, para tentar desviar a atenção dos venezuelanos do desastre econômico, social e institucional causado por seu desgoverno e, assim, evitar que os movimentos de oposição organizados ganhassem uma dimensão incontrolável.

Mas também para deslocar unidades militares para longe de Caracas, prevenindo que as Forças Armadas do país possam se voltar contra ele.

Na semana passada, publicamos que as Forças Armadas tinham a informação de que a Venezuela planejava tomar à força a região de Essequibo pertencente à Guiana e que o Brasil mandaria um recado a Maduro (veja o post reproduzido abaixo).

O recado a Nicolás Maduro foi explícito. Em visita à Guiana, um dia depois da publicação da notícia por este site, Raul Jungmann afirmou:

“O dissenso do Essequibo diz respeito à Venezuela e à Guiana, mas o Brasil, que possui uma das maiores fronteiras do mundo, construiu os seus limites sempre por vias diplomáticas, ou recorrido ao arbitramento, deixa a sua história como um legado de que a solução pacífica para os litígios de fronteiras é fundamental para a estabilidade da região”.

E ainda:

“Não se pode admitir, portanto, para o equilíbrio da região, qualquer saída pela força. O Brasil não aceita essa possibilidade e isso vale não só para esse dissenso, como para qualquer outro, pois esse é um princípio constitucional do nosso país.”

Depois da declaração e da assinatura de tratados bilaterais, Jugmann recebeu do presidente da Guiana, David Granger, a medalha Coroa do Cacique.

Fonte: O Antagonista

Anúncios

Categorias:MUNDO

Marcado como:, , ,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s