MUNDO

SEM CORREA, EQUADOR REDUZ FORÇA DO BOLIVARIANISMO

A vitória do “não” no plebiscito de domingo no Equador, que impede a volta de Rafael Correa ao poder, é a derrota eleitoral mais recente da trinca “bolivariana” que se formou na América do Sul desde o começo do século e um sinal claro de desgaste do movimento junto a sua base de apoio, avaliam analistas. 

Enquanto Correa, depois de romper com seu herdeiro político, Lenín Moreno, recebeu uma dura derrota nas urnas, na Bolívia, o presidente Evo Morales tenta driblar um revés similar em um referendo no ano passado. O boliviano se apoia em uma decisão judicial emitida no fim do ano favorável a sua candidatura.

Para o cientista político boliviano Roberto Laserna, a derrota de Correa nas urnas deve servir de impulso para a oposição boliviana, que tenta impedir uma nova candidatura de Evo. Em baixa nas pesquisas, com uma aprovação de 22%, o presidente convocou uma marcha para o dia 21, data em que foi derrotado no referendo do ano passado, para demonstrar força. 

“Evo está cada vez mais aferrado a seus colaboradores próximos e distante da realidade social, que mudou muito na Bolívia”, diz Laserna. “A realidade econômica mudou muito e já há problemas de gestão do déficit fiscal, balança comercial e gestão cambial que ainda não foram sentidos pela população, mas que podem agravar o cenário macroeconômico no médio prazo. A derrota de Correa, bem como o que ocorre no restante da Alba (Alternativa Bolivariana para as Américas, da qual Bolívia, Venezuela e Equador fazem parte) servirá de estímulo.”

Na segunda-feira, dia 5, o líder da oposição boliviana Samuel Doria Medina celebrou o “grande rechaço” do povo equatoriano à reeleição indefinida. “A etapa dos populismos na América Latina, marcada pelo caudilhismo autoritário, o desperdício e a corrupção está chegando ao fim”, disse em sua conta no Twitter. “Um novo caminho é possível.”

Fonte: Estadão

Anúncios

Categorias:MUNDO

Marcado como:,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s