MUNDO

SEPARATISTAS CATALÃES DECIDEM RECONDUZIR CARLES PUIGDEMONT

Os principais partidos separatistas catalães decidiram reconduzir o governador destituído, Carles Puigdemont, à liderança regional, informaram nesta quarta-feira, 10, seus porta-vozes, apesar de ainda não estar claro como farão isso de forma legal.

Puigdemont, que está em Bruxelas desde que foi removido do cargo em outubro pelo primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, pode ser preso se voltar ao país. Mesmo assim, ele espera que a maioria separatista do Parlamento o nomeie para o cargo ainda que a distância.

As normas do Parlamento catalão são ambíguas sobre essa possibilidade, mas a oposição unionista afirma que um líder regional não pode governar do exílio. 

“É evidente para todo o mundo que para governar na Catalunha é preciso estar na Catalunha. Isso não pode ser feito por WhatsApp, por Skype ou por um holograma”, disse Inés Arrimadas, líder do partido Ciudadanos, contrário à independência. “Uma pessoa que está foragida da Justiça e não vive na Catalunha não pode ser o governador.”

FOTO: THE HINDU

O líder separatista obteve na noite de terça-feira o apoio do partido Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) em uma reunião celebrada em Bruxelas entre sua dirigente, Marta Rovira, e o próprio Puigdemont, em nome da coalizão Juntos pela Catalunha (JxCat).

Combinados, os dois partidos somam 66 das 135 cadeiras do Legislativo autônomo, duas a menos do que as 68 necessárias para a maioria absoluta. Há a expectativa de que o outro partido independentista, a Candidatura de Unidade Popular (CUP), que conta com 4 cadeiras, também apoie Puigdemont.

Fonte: Estadão

Anúncios

Categorias:MUNDO

Marcado como:,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s