MUNDO

LÍDER DA UE PRESSIONA LONDRES E APOIA IRLANDA NO ‘BREXIT’

presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse nesta sexta-feira (1°) que a União Europeia não aceitará nenhuma oferta do Reino Unido que desagrade a Irlanda. Ele havia se reunido em Dublin com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, onde fez a declaração.

A mensagem é uma assertiva demonstração de apoio ao governo da Irlanda, a quem Tusk ofereceu essa espécie veto nas negociações do “brexit”, a saída britânica do bloco. “Se a oferta do Reino Unido for inaceitável à Irlanda, ela também será inaceitável à UE”, disse.

A Irlanda será afetada imediatamente pelo “brexit”, porque terá a única fronteira terrestre entre o Reino Unido e a UE -o país divide a ilha com a Irlanda do Norte, território britânico.

O governo irlandês se opõe a que essa fronteira volte a ter um controle de passaportes e bens, como no passado. Mas, com um país dentro da União Europeia e o outro fora, os líderes europeus e o Reino Unido terão de negociar uma solução criativa para esse impasse.

Uma das razões para não querer o retorno de uma fronteira rígida é que a livre movimentação foi justamente uma das condições para as negociações de paz de 1998, que encerraram as três décadas de separatismo da Irlanda do Norte. Houve 3.600 mortes.

A devolução dessa fronteira ao debate público, após o voto no “brexit” em 2016, já tem causado instabilidade política em ambos os lados e fomentado novos independentismos.

“O Reino Unido começou com o ‘brexit’ e agora é sua responsabilidade propor um comprometimento crível sobre o que será feito para evitar uma fronteira rígida”, disse Tusk.

Anúncios

Categorias:MUNDO

Marcado como:,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s