CIÊNCIA & TECNOLOGIA

AMAZON PATENTEIA DRONE QUE SE ‘AUTO-DESTRÓI’ EM CASO DE ACIDENTE

A Amazon já vem avaliando há bastante tempo a possibilidade de usar drones para entregar as compras de seus clientes. E, nesta semana, a empresa recebeu da USPTO (órgão estadunidense que regula marcas registradas) a patente de uma tecnologia que permite que os drones se “auto-destruam” em caso de acidentes.

Essa tecnologia entraria em ação apenas caso o drone já fosse cair, de qualquer maneira – em casos como uma explosão da bateria ou uma falha das hélices. Nesses casos, o veículo seria equipado com um “controlador de fragmentação”, que estudaria a trajetória de voo do drone para criar uma “sequência de fragmentação”, na qual o veículo se desmontaria lentamente no ar.

Pode parecer bem contra-intuitivo que a Amazon patenteie uma tecnologia desse tipo. Afinal, se um drone vai cair, que diferença faz ele se desmontar enquanto cai ou não? Mas como o The Verge aponta, esse “desmonte organizado” pode fazer bastante diferença. A imagem abaixo, tirada da patente, ajuda a dar uma ideia do que esse sistema pode fazer:

Reprodução

Ele pode permitir que partes mais caras sejam ejetadas inteiras, para evitar que elas se quebrem com o impacto de um drone inteiro caindo ao mesmo tempo. E caso o drone esteja sobrevoando um lago no momento da falha, por exemplo, ele pode tentar ao menos carregar a encomenda até a margem antes de se espatifar.

De acordo ainda com a patente, o drone poderia ser equipado com molas ou até com “pequenas cargas explosivas”. Com isso, ele conseguiria lançar para longe do local da queda algumas partes suas, como a encomenda que ele deveria entregar ou partes mais valiosas. O plástico da carcaça de um drone pode não valer grande coisa, mas sua placa-mãe e seus chips, por outro lado, valem.

Vale lembrar, porém, que a invenção da Amazon por enquanto existe apenas na forma de patente. Por isso, não há garantia de que a empresa venha de fato a usar essa tecnologia em seus drones. Dentre outras ideias estranhas que a empresa já patenteou estão uma tecnologia para armazenar produtos em líquidos e armazens flutuantes de produtos.

Anúncios

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s