MUNDO

PASSAGEM DE GAZA VAI PERMANECER FECHADA POR ATAQUE NO SINAI

“O lado egípcio informou-nos que o posto fronteiriço de Rafah não será reaberto no sábado, por causa dos trágicos acontecimentos no Sinai”, disse à agência France Presse um funcionário palestiniano, que não se identificou e não forneceu mais detalhes sobre a reabertura da passagem, apesar de ter sido previsto que ficasse aberta durante três dias.

O posto fronteiriço, encerrado desde agosto, foi reaberto no sábado passado, por três dias, pela primeira vez desde a conclusão em outubro de um acordo de reconciliação entre os dois principais grupos palestinos.

Em 01 de novembro, o Hamas, no poder da Faixa de Gaza, transferiu os pontos de cruzamento do enclave para a Autoridade Palestina.

A Faixa de Gaza foi submetida durante uma década a um rigoroso bloqueio israelita e, durante anos, ao fecho quase permanente da fronteira com o Egito.

Em 2007, o Hamas assumiu o poder pela força em Gaza, após uma guerra fratricida com a Fatah, do Presidente da Autoridade Palestinana, Mahmoud Abbas.

A transferência do controle dos pontos de cruzamento foi um teste importante para o novo acordo de reconciliação, em 12 de outubro, entre o Hamas e a Fatah, após o fracasso de múltiplas tentativas de reconciliação na última década.

O atentado na mesquita frequentada por muçulmanos adeptos do sufismo, no norte da península do Sinai, nordeste do Egito, provocou pelo menos 270 mortos e 90 feridos.

Anúncios

Categorias:MUNDO

Marcado como:,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s