MUNDO

PREMIÊ DO LÍBANO SUSPENDE DECISÃO DE RENUNCIAR

O primeiro-ministro do Líbano, Saad Hariri, anunciou nesta quarta-feira (22) que suspendeu sua decisão de renunciar ao cargo. Após se reunir em Beirute com o presidente Michel Aoun, Hariri disse que permanecerá no cargo e que essa decisão abre “um novo caminho para um diálogo responsável”.

“Eu apresentei hoje minha renúncia ao presidente Aoun e ele me pediu para esperar antes de oferecê-la [ao Parlamento] e continuar no cargo para permitir um diálogo sobre as razões e os problemas políticos e eu aceitei essa responsabilidade”, disse o premiê em um pronunciamento televisionado.

Hariri regressou nesta terça a Beirute, quase três semanas após anunciar sua renúncia ao cargo e partir para a Arábia Saudita com a família de forma inesperada.

O premiê havia anunciado que renunciaria em razão de ter sido ameaçado de morte pelo grupo armado libanês Hizbullah e pelo Irã, aliado dos extremistas e principal rival da Arábia Saudita. O chefe do governo chegou a Beirute após visitas ao presidente da França, Emmanuel Macron, e do Egito, Abdel Fattah al-Sisi.

Desde o anúncio de sua renúncia, a permanência de Hariri na Arábia Saudita e o fato de não regressar ao Líbano para formalizar a demissão ao presidente da República provocaram diversas especulações. Aoun chegou a acusar o regime saudita de manter Hariri refém.

A renúncia de Hariri foi interpretada como uma nova disputa entre a Arábia Saudita sunita e o Irã xiita.As duas potências do Oriente Médio já se enfrentam em outros assuntos regionais, como nas guerras no Iêmen e na Síria.

Anúncios

Categorias:MUNDO

Marcado como:

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s