CIÊNCIA & TECNOLOGIA

BRASILEIRO VAI EXPERIMENTAR COMO É VIVER EM MARTE

O brasileiro Julio Rezende, professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte) vai participar de um estudo de duas semanas na Estação Desértica de Pesquisa de Marte, mantida pela ONG americana Mars Society desde 2001 no deserto de Utah, nos Estados Unidos.

Entre 4 e 19 de novembro, Julio Rezende deve viver como um marciano. O professor terá que vestir um simulacro de traje espacial para sair da estação e explorar o terreno local. Além disso, ele vai se alimentar de comida de astronauta e viverá tão isolado quanto as primeiras pessoas em Marte viverão.

A ideia é que o brasileiro sinta na pele como seria visitar o planeta vermelho, já que a expectativa real é de que a viagem tripulada a Marte ocorra nas próximas décadas.

O blog ‘Mensageiro Sideral’, da Folha de S. Paulo, destaca o professor brasileiro é focado no desenvolvimento de habitats que permitam a sobrevivência humana em regiões sob ameaça de escassez hídrica. A publicação explica que este é um problema que aflige tanto o planeta vermelho como diversas regiões do semiárido brasileiro. Portanto, pesquisar sobre como viver em um dos mundos acaba gerando conhecimentos aplicáveis no outro.

Rezenda acredita que a experiência em Utah possa lhe ajudar a aperfeiçoar um projeto que ele está tocando no Rio Grande do Norte: a criação da primeira estação de pesquisa marciana no Brasil. A unidade foi batizada de Habitat Marte e ficará dentro do Núcleo de Pesquisa e Engenharia, Ciência e Sustentabilidade do Semiárido, na zona rural da pequena cidade de Caiçara do Rio do Vento.

Em dezembro (9 e 10), acontece a primeira missão em solo brasileiro. A equipe será selecionada segundo o edital que deve ser divulgado em breve.

Anúncios

Categorias:CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Marcado como:, ,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s