VARIEDADES

MPF INVESTIGA MASSACRE INDÍGENA NA AMAZÔNIA

Dez membros de uma tribo indígena isolada no extremo oeste do estado do Amazonas teria sofrido um suposto massacre por garimpeiros ilegais qua atuam na região. O Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas está investigando o caso.

Adelson Kora Kanamari, líder da tribo Warikama Djapar, que fica no Vale do Javari, na fronteira com o Peru, disse à “Amazônia Real” que 18 a 21 indígenas “teriam sido atacados e assassinados”. A ONG Survival informou ao site “Correio do Povo” nesta sexta-feira (8) que dois garimpeiros foram presos.

“Caso tais relatos sejam confirmados, o Presidente Michel Temer e seu governo possuem uma grande responsabilidade por este ataque genocida”, a ONG, que também critica os cortes no orçamento da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Os invasores “são fazendeiros, caçadores, garimpeiros. Muitos isolados estão sendo mortos, mas não sabemos ao certo as datas e nem o número exato de mortos”, afirmou Kanamari à “Amazônia Real”.

Regularizado em 2001, o Vale do Javari tem 8,5 milhões de hectares e uma população de cerca de 7.000 habitantes, segundo informações da Funai.

Anúncios

Categorias:VARIEDADES

Marcado como:, ,

1 resposta »

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s