ENTREVISTAS

ENTREVISTA COM JANAÍNA PASCHOAL

Janaina Paschoal foi entrevistada pela jornalista Darlene Dalto, com a qual está escrevendo um livro sobre os bastidores do impeachment.

Leia aqui um trecho da entrevista inédita:

O impeachment de Dilma Rousseff completa um ano. Valeu a pena?

 Desde pequena, sou apaixonada pelo meu país. Não há militares na minha família, mas eu sempre tive presente o espírito de servir à Pátria. Isso significa que me orgulho do que fiz e faria tudo de novo para salvar a nação do grupo que, mediante uma série de crimes, queria transformar o Brasil em uma Venezuela.

Depois daquele polêmico discurso na São Francisco, a mídia caiu em cima de você: era a louca, a drogada… Pensou em processar alguém?

 Eu sou democrática, uma defensora aguerrida da liberdade de manifestação. Se processasse alguém, estaria negando o que ensino em sala de aula. A coerência é algo muito importante para mim. Acho que aquele episódio foi uma oportunidade para testar minhas próprias convicções e eu passei no teste.

Você foi seriamente ameaçada durante o processo de impeachment. Ameaças ainda acontecem?

Sim, ainda recebo cartas com ameaças, mas as demonstrações de amor e reconhecimento são bem mais numerosas. Eu não tenho ideia do número de selfies que ainda tiro, todos os dias, na padaria, no supermercado, nos fóruns.

Passou a lutar krav magá para se defender, não é?

 O que se faz para a segurança não se fala. Entretanto, reitero que meu guarda costas é Deus e meu escudo é o manto de Nossa Senhora.

No Senado, quando participava das audiências, você foi aconselhada a ir ao cabelereiro. Conte essa história.

 Foi interessante constatar como as pessoas se preocupam com a aparência. Muitos apoiadores do impeachment escreviam dizendo que meu cabelo os incomodava muito. Algumas assessoras do Senado me ofereceram seus cabeleireiros, eles poderiam ir ao hotel. Eu agradecia e me perguntava como, em um momento tão crucial, um ser humano pode gastar tempo com o cabelo. O brasileiro ainda está muito apegado à casca. E a casca apodrece. Também, por isso, o brasileiro se encanta com esses políticos estelionatários e acaba caindo nos golpes daqueles que enriquecem ilicitamente. Eu digo para as minhas alunas, em relação aos seus namorados, vejam se o rapaz estuda e trabalha. O carro, a casa, o nome da família, tudo isso é ilusão. O que não falta no mundo é 171.

Operação Lava Jato: qual é a importância? Vê alguma possibilidade de que ela venha a sofrer algum tipo externo e negativo de ingerência?

 Os integrantes da Lava Jato nunca vão reconhecer, mas o processo de impeachment foi essencial para fortalecer a operação e não o contrário, como alguns procuradores alardeiam. Expliquei com clareza a sangria que vinha ocorrendo e como as pedaladas foram utilizadas para maquiar essa sangria. Note que o powerpoint da Lava Jato referente ao papel de Lula no crime organizado veio depois. Por outro lado, ajudar Sérgio Moro também me estimulou a pedir o impeachment. Não nos conhecemos, mas somos da mesma geração. Tenho certeza de que, na faculdade, ele também se comprometeu a usar seus conhecimentos para servir o país. Entendo que a Lava Jato corre risco sim, mas o risco não vem só do Legislativo, mas do Judiciário, que tem o poder de anular tudo com teses sofisticadas, que poucos têm condições de contestar.

Qual a importância do juiz Sérgio Moro?

 Não gosto de endeusar seres humanos, nem sempre concordo com o juiz Moro, mas reconheço que sua coragem está sendo determinante para esse processo de depuração que está ocorrendo no país.

Anúncios

Categorias:ENTREVISTAS

Marcado como:,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s