CEARÁ

CE: BARCO ROBÓTICO NÃO TRIPULADO FARÁ ANÁLISE DAS ÁGUAS DO RIO COCÓ

O Rio Cocó, em Fortaleza, recebeu nesta sexta-feira (25) um equipamento pioneiro para análise da qualidade da água. O parque vai contar com o barco robótico Iracema (Instrumentos Robóticos Autônomos para Coleta e Monitoramento Ambiental). A embarcação irá atender às demandas de órgãos como Funceme, INPE, Cagece e Cogerh, de acordo com solicitação das entidades.

O equipamento possui capacidade para execução de sensoriamento científico, coleta de amostras e monitoramento de reservas ambientais. O Iracema é a primeira embarcação destinada à operação em regiões costeiras, compreendendo uma arquitetura integrada de software para coordenação e controle.

“Vamos ter um equipamento que possibilita fazer o monitoramento da qualidade das águas do Ceará, tanto do mar quanto rios, açudes e lagoas. Temos aqui um projeto para fazer a dragagem (limpeza) do Cocó, para dar navegabilidade e balneabilidade ao rio e aos nossos mananciais urbanos. Esse equipamento vai ser muito importante para fazer os estudos e traçar os parâmetros, para que a gente possa planejar as ações”, afirmou o governador do Ceará, Camilo Santana.

Elaborado pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (ITIC) – vinculada à Secitece – e pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – Campus Nordeste (CTI-NE), o projeto da construção também contou com a colaboração de diversas instituições de pesquisa, como a Universidade Federal do Ceará, Universidade de Fortaleza e Universidade Federal Vale do São Francisco, além do Instituto Atlântico.

O diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Armtec Tecnologia em Robótica, Roberto Macedo, observou que o Iracema é a primeira embarcação robótica para fazer medições de informações ambientais, o que permite fazer monitoramento da água sem tripulação.

“O barco foi escolhido para ser catamarã [embarcação com dois cascos e propulsão a motor]. Nós temos uma embarcação que está a favor do crescimento sustentável de uma nação. Ela consegue verificar nos locais que teriam riscos para o ser humano e, através de um laboratório móvel, já dar o alerta imediato para se tomar uma ação”, afirmou.

Anúncios

Categorias:CEARÁ

Marcado como:, ,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s