MUNDO

‘DITADURA SELVAGEM’ DE MADURO SOFRE REAÇÃO DO BRASIL

O ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, escreveu em sua página no Facebook que vai defender a suspensão da Venezuela do Mercosul. “O governo de um país democrático não pode conviver, de braços cruzados, com uma ditadura ao nosso lado”, escreveu. “Essa é minha posição e a posição do governo do Brasil.” Para ele, o país caminha para uma “ditadura selvagem”.

Os chanceleres do Mercosul se reunirão no sábado em São Paulo para discutir a suspensão da Venezuela do bloco, com base no Protocolo de Ushuaia, que fixa os compromissos dos países-membros com os princípios democráticos. A suspensão é a punição máxima prevista no regulamento.

“É intolerável que nós tenhamos no continente sul-americano uma ditadura”, escreveu o ministro. “Houve uma ruptura da ordem democrática na Venezuela e, por consequência, o Brasil vai propor que ela seja suspensa do Mercosul até que a democracia volte.”

A decisão de suspender a Venezuela precisa ser tomada por consenso. Nos bastidores da diplomacia, a medida é dada como praticamente certa.

Anúncios

Categorias:MUNDO

Marcado como:, , ,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s