ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ITÁLIA CHAMA MADURO DE DITADOR

A Itália se juntou nesta segunda-feira (31) à lista cada vez maior de países que não reconhecem o resultado da eleição para uma Assembleia Constituinte convocada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Em entrevista à emissora “Canale 5”, o primeiro-ministro do país europeu, Paolo Gentiloni, afirmou que a nação latina está “no limite de uma guerra civil” e vive um “regime ditatorial”. “É uma realidade que não reconheceremos. Não reconheceremos a Assembleia Constituinte desejada por Maduro”, declarou.

Gentiloni ainda lembrou que há 130 mil ítalo-venezuelanos em condições “muito precárias” por causa da crise. “Vamos nos mover no plano diplomático e naquele da defesa de nossos conacionais”, acrescentou.

Com isso, a Itália se junta a países como Brasil, Estados Unidos, Chile, México e Colômbia, que condenaram a eleição para a Constituinte como “ilegítima”. A votação havia sido convocada por Maduro no início de maio, em meio à onda de protestos contra as ações do Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) para tirar os poderes da Assembleia Nacional, dominada pela oposição.

Com a Constituinte, o presidente pretende substituir o Parlamento eleito em 2015 e reescrever a Carta Magna da Venezuela, já revisada em 1999, por iniciativa de Hugo Chávez. A votação deve agravar ainda mais a crise no país, já que os parlamentares da oposição prometem não ceder o plenário para os deputados constituintes, que tomarão posse nesta semana.

Desde o início dos protestos contra Maduro, no fim de março, mais de 110 pessoas já morreram durante as manifestações.

Sobre Silvan Magalhães (2885 artigos)
Francisco Silvan Magalhães Moreira, 52 anos, natural de Pedra Branca - Ceará, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Perícia e Auditoria Ambiental.

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: