ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SANTOS DUMONT DEVE ENTRAR NO PRÓXIMO LEILÃO

Uma das “joias da coroa” da carteira da Infraero, o aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, poderá integrar o próximo lote de concessões de aeroportos a ser anunciado pelo governo. Ele deverá ser oferecido ao mercado em um “pacote” com outros aeroportos menores da região, mas o formato ainda está em discussão, segundo informou ao Estado o secretário de Aviação Civil, Dario Lopes.

A sequência dos leilões de aeroportos divide opiniões dentro do governo. No centro do debate, está o futuro da Infraero, estatal que tem 55 aeroportos sob sua administração, mas que sofreu uma forte sangria de recursos depois que o governo transferiu para a iniciativa privada algumas das principais unidades do País: Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Galeão (RJ) e Confins (MG) durante o governo de Dilma Rousseff e, na semana passada, Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

Sem a arrecadação desses aeroportos, a empresa passou a depender de repasses do Tesouro Nacional. No ano passado, o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à estatal que elaborasse um plano para reequilibrar suas finanças. O resultado, um estudo sigiloso ao qual o Estado teve acesso, ficou pronto em abril. Ele traça uma estratégia que tem como ponto de partida o fim da transferência de aeroportos à iniciativa privada.

A proposta da Infraero está num extremo do debate. No outro extremo está a ideia de transferir todos os aeroportos da Infraero para a iniciativa privada, agrupados em seis lotes, o que resultaria no recolhimento de R$ 14 bilhões em taxas de outorga. Pela possibilidade de engordar o caixa, essa seria a opção defendida pela equipe econômica do governo, segundo fontes da área técnica.

 

Sobre Silvan Magalhães (2947 artigos)
Francisco Silvan Magalhães Moreira, 52 anos, natural de Pedra Branca - Ceará, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Perícia e Auditoria Ambiental.

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: