ECONOMIA

INDÚSTRIA DO AGRONEGÓCIO CRIA EMPREGOS NO INTERIOR

O impacto da crise nas grandes cidades, aliado ao bom desempenho do campo, fez aumentar nas regiões mais ricas a oferta de empregos no interior, que já representa quase metade das vagas de trabalho formais do país.

Entre admissões e demissões, o interior criou no primeiro semestre mais de 180 mil vagas com carteira de trabalho, mais que compensando o saldo negativo das regiões metropolitanas, que perderam 154 mil vagas, segundo o Ministério do Trabalho.

Essa expansão, apesar de se concentrar na agropecuária, ocorreu também em outros setores, de acordo com dados colhidos pela reportagem no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

A indústria, que eliminou 30 mil vagas nas grandes cidades, criou 56 mil nas regiões mais remotas neste ano. Os serviços perderam 19 mil empregos nas áreas metropolitanas, mas criaram 62 mil no interior, segundo o Caged.

Essa diferença pode ser explicada principalmente pelo boom do campo e seu efeito sobre outros setores. A safra brasileira de grãos deve atingir cerca de 240 milhões de toneladas, mais de 30% do que foi registrado no ano passado.

“O impacto indireto da agricultura nessas cidades menores é enorme. A renda é gasta no comércio de móveis, na loja de agrotóxicos, em caminhões e imóveis. E isso gera mais vagas”, diz Anselmo Luis dos Santos, da Unicamp.

Anúncios

Categorias:ECONOMIA

Marcado como:, ,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s