ÚLTIMAS NOTÍCIAS

CALOTA DO ÁRTICO ATINGE O MENOR VOLUME DE GELO JÁ REGISTRADO

A calota do Ártico atingiu em junho o menor volume de gelo já registrado. O dado é do sistema de modelagem do Oceano Ártico, com a sigla Piomas. O Piomas é mantido pelo Centro de Ciência Polar, sediado na Universidade de Washington, nos Estados Unidos, um dos mais importantes grupos de estudos sobre a região.

O gráfico acima mostra a evolução do volume de gelo no Polo Norte entre 1979 e 2017. Cada cor corresponde a um ano. O volume naturalmente oscila ao longo do ano. No inverno do Hemisfério Norte, o gelo se acumula, atingindo o ponto máximo em maio. No verão, o gelo derrete e a calota encolhe, chegando ao ponto mínimo em setembro. Nos últimos anos, com o aquecimento global, o volume de gelo é cada vez menor. Tem ficado sempre abaixo da média, marcada pela linha grossa branca. O volume de gelo de 2017 está em azul. É o mais baixo do gráfico. Passou o recorde de 2012.

O volume de gelo é um dado mais importante do que a área coberta pela superfície gelada. Em junho, a área era a sexta menor desde que começaram os registros. Em janeiro, bateu o recorde de menor extensão. Mas a maior parte do gelo é fino e instável. Para os pesquisadores, o volume de gelo estocado no Polo Norte é o melhor indicador da saúde da calota branca.

Sobre Silvan Magalhães (1991 artigos)
Francisco Silvan Magalhães Moreira, 52 anos, natural de Pedra Branca - Ceará, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Perícia e Auditoria Ambiental.

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: