ÚLTIMAS NOTÍCIAS

SAFRA DE SOJA NO PIAUÍ CRESCE 217%

Um novo relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado nesta terça-feira (11), ampliou a estimativa da colheita de grãos no Piauí e no Brasil para 2017. O destaque no estado continua para a produção se soja, que cresceu 217,1% em relação a safra 2015/2016, o que levou a uma estimativa de receita bruta de R$ 2,05 bilhões – crescimento de 142,2% no comparativo com o período anterior. 

Ainda que o Centro-Oeste e Sul do país respondam por 60% da produção nacional de soja, o crescimento entre 2016 e 2017 foi significativo no Maranhão (99,8%), Tocantins (68,4%), Bahia (59,5%) e especialmente no Piauí (217,1%) – estados que compõem a região do Matopiba (união das siglas dessas unidades federativas). 

O relatório da Conab aponta que a produção de soja do Piauí foi totalmente colhida, com resultado esperado em Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro. Já nos municípios de Bom Jesus, Currais e Palmeira do Piauí foram registrados problemas com o clima e pragas que afetaram a produtividade média esperada. 


No final de abril, a previsão da Conab era de 3,5 milhões de toneladas de grãos colhidos no Piauí. Em junho, o número chegou a 3,66 milhões. Já a produção nacional deve saltar de 232 milhões para 237,2 milhões só neste ano. 

O crescimento do Piauí é o quarto maior do país, em relação a safra 2015/2016, com variação de 147,8% no comparativo com o período anterior. Nesse sentido, o estado só fica atrás de Sergipe (317%), Ceará (182%) e Paraíba (176%). 

A Conab atribuiu os bons números ao aumento da produtividade média em todas as culturas, em especial soja e milho, além das condições climáticas favoráveis e da ampliação da produtividade, que no Piauí cresceu 128% e chegou a 2.486 quilos por hectare – eram 1.089 kg/ha na safra passada. 

Sobre Silvan Magalhães (2115 artigos)
Francisco Silvan Magalhães Moreira, 52 anos, natural de Pedra Branca - Ceará, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Perícia e Auditoria Ambiental.

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: