CEARÁ

AEROPORTO EM JERI IMPLICA EM MAIOR CUIDADO AMBIENTAL

Jericoacoara é, ao mesmo tempo, lugar de todo mundo e de ninguém. O neozelandês Tomas Dib, 26, que há três anos orienta passeios de blokart na praia mais procurada da costa oeste cearense, a 295 quilômetros de Fortaleza, a chama de “cidade internacional”. Porque, no lugar de casas de nativos, a vila é abarrotada de pousadas, hotéis, restaurantes e comércios — tudo ocupado por gente de todo lugar.

A atmosfera de ilha paradisíaca encobre realidades da região que circunda Jericoacoara — e Jijoca, município que a abrange. É soma de disputa política, negligência ambiental e segregação da cultura local — só para começar. Com a inauguração do aeroporto regional, em Cruz, voos comerciais passam a chegar com frequência de São Paulo e Recife, aumentando a quantidade de turistas e movimentando a economia. Mas, com isso, essas questões — principalmente, as ambientais — se agravam e exigem atenção proporcional.

A praia convive, por exemplo, com falta de lixeiras, aluguel indiscriminado de cavalos e jegues para passeios e contínua passagem de veículos na faixa de areia, comprometendo a desova e desprezando o encalhe de tartarugas marinhas. Porém, mesmo sem lixeiras públicas, Jeri se mostra limpa para o turista. A situação se deve, basicamente, aos esforços de nativos e responsáveis pelo comércio, que ou a limpam ou ajudam a custear a usina de reciclagem do local.

A preocupação é que, com o aumento do fluxo de visitantes, essa realidade mude. A empresária e integrante da associação de empresários Eu Amo Jeri, Raquel Tanigaki Borges, compara: “Jericoacoara tinha uma, duas pousadas quando cheguei (em 2001), agora tem mais de 500. Antes, era um turismo mais ambientalista, agora é um turismo… diferente”. O neozelandês Tomas Dib reforça que o aumento de visitantes requer lixeiras e, também, banheiros públicos para manter a praia como o paraíso vendido pelas agências de turismo. “É a razão por que todo mundo tá aqui”.

Anúncios

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s