PIAUÍ

PI: COMEÇA RACIONAMENTO D’ÁGUA NO SEMIÁRIDO

A Agespisa já começou a implantar as medidas de racionamento de água em 27 municípios do semiárido piauiense com, por exemplo, a vistoria dos hidrômetros e deverá cobrar mais de quem não racionar a água. 

A recomendação do uso consciente da água ocorreu por meio de decreto administrativo publicado pelo Governo Estadual no dia 27 de junho deste ano.  O decreto tem caráter preventivo, pois açudes e barragens que abastecem os sistemas adutores estão operando com menos de 10% da capacidade; o que acaba comprometendo o abastecimento. 

“A Agespisa já iniciou fazendo a micromedição, instalações de hidrômetro nos municípios que não tinha, substituindo os hidrômetros que estão com restrição de rede e na parte da tarifa será reduzida a cota básica de uso que era de 10 metros por mês baixando para 6 metros. Quem consumir a partir de 6 metros vai ter um valor adicional na taxa mínima”, comentou o superintendente de gestão comercial da Agespisa, Raimundo José Freitas.

Outras medidas que poderão ser adotadas serão os rodízios e suspensões temporárias de água. Mas, em princípio, o uso consciente e o ideal para garantir o abastecimento de água sem interrupções até o próximo período chuvoso.

“É preciso racionar e consumir dentro desse universo mínimo para evitar que haja um colapso no abastecimento de água, que é o pior”, declarou Freitas.

Anúncios

Categorias:PIAUÍ

Marcado como:, , ,

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s