ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MINISTRO DIZ QUE ‘NÃO ADIVINHA’

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, disse neste sábado (24), em entrevista coletiva na sede do ministério, ter expectativa de que, em razão das ações do governo, a curva ascendente do desmatamento na Amazônia começou a ser revertida. Mas ele ressalvou que não pode fazer “adivinhação”.

O tema foi objeto de polêmica, durante a visita oficial do presidente Michel Temer à Noruega nesta semana. Principal doador do Fundo para a Proteção da Amazônia, a Noruega anunciou uma redução no repasse de verba para o Brasil em razão de os números indicarem aumento no desmatamento.

O país contribui com cerca de R$ 400 milhões por ano para o fundo, destinado à proteção da floresta. Mas o contrato prevê redução dos repasses se o desmatamento crescer.

Na entrevista, concedida horas depois da chegada ao Brasil, na madrugada deste sábado, Sarney Filho quis explicar declaração dada em Oslo a um repórter que perguntou se ele podia garantir que o desmatamento na Amazônia diminuirá. O ministro respondeu que “só Deus” poderia garantir, mas que as ações do governo indicam que isso acontecerá.

Era bom que vocês tivessem visto a contextualização total. Eu fiz as explicações, e um jornalista me perguntou: ‘O senhor pode garantir que o desmatamento vai diminuir?’ E aí, eu poderia ter dito o seguinte: ‘Todas as ações para que o desmatamento diminuísse foram feitas, acredito que sim’. Agora, adivinhação não posso fazer. Foi isso aí”, afirmou.

Sarney Filho convocou a entrevista coletiva para esclarecer o que chamou de “mal entendido por grande parte da nossa imprensa” em relação à redução dos repasses para o fundo pelo governo norueguês. “Não houve retaliação da Noruega”, afirmou.

“O fundo tem um contrato: desmatamento aumentou, fundo diminui; desmatamento diminui, fundo aumenta”, declarou.

Sobre Silvan Magalhães (1935 artigos)
Francisco Silvan Magalhães Moreira, 52 anos, natural de Pedra Branca - Ceará, formado em Administração de Empresas e Pós-Graduado em Perícia e Auditoria Ambiental.

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: