JUSTIÇA

DEBATE DURO ENTRE GILMAR E JANOT FAZ BEM AO PAÍS

O debate entre o ministro do STF Gilmar Mendes e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tem peso enorme, porque envolve o destino da Lava Jato e de grandes políticos do país.

Os dois têm um pouco de razão nas críticas que fizeram, mas ambos exageraram na dose do ponto de vista formal. No conteúdo, realizam um debate que faz bem ao país.

Gilmar Mendes e Rodrigo Janot partiram para ataques duros ao longo do dia de ontem. De manhã, Mendes criticou o que seriam “abusos” da investigação e falou no risco de um “Estado policial”. Se há uma hipertrofia do Ministério Público e do Judiciário que interfira na vida dos cidadãos, é importante apontá-la. À noite, Janot rebateu a afirmação de que a investigação tem ingredientes de Estado policial e declarou que críticos querem “defender os amigos poderosos”.

O debate é acirrado, mas ajuda a esclarecer as posições de altas autoridades, porque muitas andam se omitindo. Nem todos os críticos da Lava Jato defendem o fim do combate à corrupção para preservar amigos. Criticar a Lava Jato não é pecado. Apontar abusos e erros ajuda a operação a se corrigir. Até hoje, apesar das previsões de fim da Lava Jato, ninguém entregou essa mercadoria, porque os fatos se impõem.

Aliás, os fatos expostos pela Lava Jato são estarrecedores e não podem ser relegados ao segundo plano porque passaram a atingir tucanos e peemedebistas que se beneficiaram politicamente quando a investigação contribuiu para desestabilizar o governo Dilma e tirar o PT do poder.

Apesar das faíscas, é importante que Janot e Mendes digam claramente o que pensam. Janot não usa os argumentos infantis de alguns procuradores da República, como Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa em Curitiba. Dallagnol vê um bicho-papão em cada crítica à Lava Jato.

Gilmar Mendes não tem se omitido como colegas do Supremo que passaram a falar e agir para ficar bem perante a opinião pública, porque pega mal brigar com a Lava Jato. Esse debate pode incomodar muita gente, mas é bom que Gilmar e Janot duelem em público.

Anúncios

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s