LAVA JATO

A CONEXÃO SUÍÇA DA BLESSED

O AN&F teve acesso a documentos da constituição da Blessed Holdings, a misteriosa offshore que surgiu da fusão do grupo JBS com o frigorífico Bertin.

Um dos papéis arquivados no cartório de Delaware (EUA) é o “Contrato de Representação”, celebrado em 13 de junho de 2012, entre a Blessed Holdings e o corretor Gilberto de Souza Biojone Filho – representante da offshore no Brasil.

Além de Biojone, assina o documento o advogado suíço Andrea Amedeu Prospero, nome até hoje desconhecido. Ele é apontado como “gerente” da Blessed.

Prospero é sócio de um escritório de advocacia tributária com sede em Lugano e filial em Genebra. Em seu site, ele diz que atuou como consultor jurídico da Arthur Andersen e da KPMG em Berna, Zurique, Lugano e Genebra.

É curioso que uma offshore sediada em Delaware, formada por seguradoras sediadas em Porto Rico e Ilhas Cayman, tenha como gerente um advogado suíço.

Na documentação constam duas planilhas com os nomes dos executivos que figuraram nos quadros das empresas Commonwealth Life, de Puerto Rico, e Lighthouse Capital Insurance, de Cayman.

São nomes que também figuram em outras offshores sem relação com a JBS, funcionando apenas como prepostos. Alguns estão vinculados à Aon Insurance, consultoria britânica especializada em resseguros.

O corretor Gilberto de Souza Biojone Filho, representante da Blessed no Brasil, foi nomeado para o comitê de investimento do FI-FGTS em 28 de novembro de 2012.

Poucos dias depois o fundo aprovou a compra de R$ 950 milhões em debêntures da Eldorado Celulose, do grupo J&F, operação que envolveu o pagamento de propina para Eduardo Cunha e Lúcio Funaro.

Então ministro do Trabalho, Brizola Neto assinou a nomeação. Biojone deixou o comitê do FI-FGTS cerca de seis meses depois, em maio de 2013.

 

Anúncios

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s