UM ANO DE GOVERNO TEMER

Postado em

Há exatamente um ano no poder, o presidente Michel Temer aprovou no Congresso medidas econômicas e políticas que a administração Dilma Rousseff tentou e não conseguiu.

Na prática, é um governo semiparlamentarista, o que lhe dá governabilidade no Congresso, mas também o afasta da sociedade, devido à péssima imagem do Legislativo e à qualidade ruim de vários ministros que são parlamentares.

Temer apostou todas as fichas no Congresso. Tem ainda um grande desafio a vencer no Legislativo: aprovar a reforma da Previdência. Se conseguir, há chance de contar com maior apoio do mercado financeiro e do empresariado, o que poderá melhorar as expectativas econômicas e destravar investimentos. Se fracassar, dificilmente conseguirá chegar ao final de 2018 com chance de influenciar a eleição presidencial.

Resultado de imagem para TEMER

O presidente está num momento delicado, porque a impopularidade do governo cresceu, existem ministros importantes, como o chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, na mira da Lava Jato e ainda não apareceram resultados concretos na economia real, em termos de geração de emprego e renda. É fato que a inflação perdeu força e os juros caíram, o que são avanços inegáveis na comparação com Dilma.

Temer governa melhor do que Dilma. A boa relação com o Congresso e a quantidade de projetos que aprovou são prova disso. Mas o desemprego continuou a crescer. Passou de cerca de 12 milhões para 14 milhões de desempregados. Isso é um problema que impacta diretamente na baixa popularidade de Temer e de sua administração. Melhorar a economia, o que depende da reforma da Previdência, é o maior desafio do peemedebista.

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s