FACHIN VOTA PELA CONDENAÇÃO DE MALUF, MAS JULGAMENTO É SUSPENSO NO STF

Postado em Atualizado em

Resultado de imagem para PAULO MALUF

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Edson Fachin votou nesta terça-feira (9) pela condenação do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), que responde pelo crime de lavagem de dinheiro.

De acordo com a denúncia, os desvios teriam sido cometidos em obras quando o parlamentar era prefeito de São Paulo, de 1993 a 1996.

Fachin é o relator da ação penal, que foi aberta em 2011 pelo plenário da Corte. Após o voto do relator, o julgamento foi suspenso, e deve ser retomado no próximo dia 23. As investigações se arrastam por mais de dez anos, desde a instauração do primeiro inquérito contra o ex-prefeito, ainda na primeira instância. O Supremo assumiu o caso após a eleição de Paulo Maluf como deputado, em 2007. Ele tem hoje 85 anos.    

A denúncia do MP ( Ministério Público ) dá conta de que o ex-prefeito recebeu propina de contratos públicos com as empreiteiras Mendes Júnior e OAS durante o exercício do mandato na capital paulista. Os recursos teriam sido desviados da construção da Avenida Água Espraiada, hoje chamada Avenida Roberto Marinho. O custo total da obra foi de cerca de R$ 800 milhões.

Segundo os procuradores, os recursos foram desviados por meio de construtoras subcontratadas para serviços fictícios, como “medições de vento”. Pelo menos US$ 225 milhões em dinheiro ilícito teriam sido movimentados em contas em Luxemburgo, na França, nos Estados Unidos e nas Ilhas Jersey, sendo, posteriormente, trazidos de volta ao País por meio da compra de ações da empresa Eucatex, da família Maluf, configurando a lavagem de dinheiro.

 

OBRIGADO POR CURTIR E PARTICIPAR DO NOSSO BLOG.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s